Para uma solução condigna

Muito gostaríamos que este pudesse vir a ser apresentado, no futuro e mormente em época de eleições, como um caso de sucesso da actual governação.
Ou seja, que, apesar de não se ter preocupado devidamente e em tempo oportuno, com a solução a dar ao que provisoriamente ali ficara instalado, conseguiu, em escassas semanas e mercê da congregação dos esforços dos ministérios envolvidos, lançar mãos a uma solução condigna, que lhe enaltece a eficácia.

José d’Encarnação


10 julho, 2008

Vigília «desalojados e encaixotados» no dia 9 de Setembro ou «que futuro para a arqueologia»?

A vigília efectuada ontem na Avenida da Índia foi positiva, já que captou a atenção da comunicação social relativamente à situação das instalações dos vários serviços em risco de despejo do ex-IPA, actual IGESPAR.












A edição impressa do jornal Público desse dia noticiou a apresentação do «conceito do projecto» relativo ao novo Museu dos Coches, situando-o nas «ex-Oficinas Gerais do Material do Exército», anterior locatária do espaço, e esquecendo que no mesmo espaço funcionam há mais de dez anos vários serviços do Ministério da Cultura, nomeadamente o ex-IPA.










Após contacto efectuado com o Público, a anterior omissão relativamente aos actuais ocupantes foi rectificada através da notícia da vigília, enunciando-se os seus objectivos.
(http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1334973)
Foi distribuído aos participantes no evento organizado pelo Ministério da Economia um manifesto onde se expressava a problemática dos serviços “despejados e encaixotados” do ex-IPA.







Durante a apresentação do novo museu, o Ministro da Cultura fez uma curta intervenção, informando que no dia 1 de Setembro iriam começar as obras do novo Museu. Também mencionou o problema da reinstalação da Biblioteca e das colecções de referência do ex-IPA, para as quais não apresentou qualquer solução concreta, garantindo em todo caso que a mesma terá que ser adequada e atempadamente encontrada.
O Dr. José Arnaud, Presidente da AAP, prestou declarações a diversos serviços noticiosos, tendo enumerado os vários problemas que a vigília procurou alertar. As suas declarações tiveram grande destaque no Jornal 2 da RTP dessa noite.
Refira-se ainda que os jornalistas das televisões manifestaram interesse em visitar proximamente as instalações do ex-IPA, para conhecer – e divulgar – o valioso espólio que aí se encontra.

Na internet, a vigília foi igualmente noticiada pelo Expresso online, que citava declarações do Ministro da Cultura, que referiam de ter sido encontrada uma solução para o alojamento dos «bens arqueológicos ali situados», apesar de as negociações ainda estarem a decorrer. Assim, a Biblioteca seria instalada na Cordoaria Nacional, enquanto os serviços de arqueologia náutica e subaquática seriam colocados no Museu de Marinha, dispersando ainda mais as várias valências do IGESPAR. O Ministro da Cultura apresentou como segunda hipótese de acolhimento um quartel situado na Calçada da Ajuda, o que permitiria concentrar os vários serviços, revelando a apresentação de mais esta alternativa que nada está ainda solucionado.
(http://aeiou.expresso.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=ex.stories/363093).
Seria importante que na busca de uma solução para o desalojamento do ex-IPA (hoje IGESPAR) o Ministério da Cultura tivesse em consideração a necessidade de manter os serviços agrupados.
Resumindo: a vigília conseguiu alertar para o problema das instalações; esperemos que ajude também a resolvê-lo.
10 de Julho de 2008
Rui Boaventura

Sem comentários: