Para uma solução condigna

Muito gostaríamos que este pudesse vir a ser apresentado, no futuro e mormente em época de eleições, como um caso de sucesso da actual governação.
Ou seja, que, apesar de não se ter preocupado devidamente e em tempo oportuno, com a solução a dar ao que provisoriamente ali ficara instalado, conseguiu, em escassas semanas e mercê da congregação dos esforços dos ministérios envolvidos, lançar mãos a uma solução condigna, que lhe enaltece a eficácia.

José d’Encarnação


10 julho, 2008

Manifesto do dia 9

Manifesto distribuído na vigília de dia 9:

«Desalojados e Encaixotados

Nesta quarta-feira, dia 9 de Julho de 2008, pelas 19h, será eventualmente apresentado na Avenida da Índia o projecto do novo Museu dos Coches, a inaugurar daqui a dois anos para as comemorações da implantação da República em 1910.
Nesse local encontram-se provisoriamente instalados, há cerca de dez anos, vários serviços do ex-Instituto Português de Arqueologia, actualmente afectos ao IGESPAR, IP, prevendo-se o início das demolições já no próximo mês de Setembro.
Essas provisórias instalações albergam não só a melhor biblioteca de arqueologia do país, como o não menos importante arquivo corrente e histórico da arqueologia portuguesa, acervo reunido desde o último século, e os laboratórios e colecções únicas, de paleoecologia e de arqueociências, do ex-CIPA, além do historicamente valioso espólio náutico e subaquático do ex-CNANS.
Ao ser tomada a decisão desta nova construção não foi considerada a necessária reinstalação e continuidade de actuação destas importantes estruturas orgânicas de gestão, salvaguarda, investigação e divulgação arqueológica através de uma atempada e condigna transferência para outras instalações, o que pode levar, a muito curto prazo, à paralisação várias das actividades da arqueológica nacional.
Os vários ministérios envolvidos, Economia e Cultura, ainda estão a tempo de congregar esforços para a resolução deste problema.
Refira-se ainda que os actuais constrangimentos orçamentais impedem o financiamento da investigação arqueológica e levaram à suspensão no corrente ano da Revista Portuguesa de Arqueologia e da publicação de monografias arqueológicas, prejudicando permutas para actualização e enriquecimento da biblioteca e a aquisição de outras obras.
Também os resultados negativos da reestruturação efectuada pelo PRACE ficam expostos pela situação presentemente incerta das instalações do ex-IPA, e pela desarticulação que trouxe à gestão do património arqueológico e de todas as vertentes ligadas à actividade arqueológica, que deveriam ser a vocação de um único organismo público com essa exclusiva atribuição.
Espera-se que esta chamada de atenção traga a rápida resolução do problema da reinstalação e continuidade dos serviços do ex-IPA, hoje IGESPAR, IP.

Lisboa, Julho de 2008

Encontra-se online uma petição solicitando a resolução deste problema:
http://www.petitiononline.com/biblipa/petition.html
Mais informações em:
http://bibliotecaipa.blogspot.com/»

Sem comentários: