Para uma solução condigna

Muito gostaríamos que este pudesse vir a ser apresentado, no futuro e mormente em época de eleições, como um caso de sucesso da actual governação.
Ou seja, que, apesar de não se ter preocupado devidamente e em tempo oportuno, com a solução a dar ao que provisoriamente ali ficara instalado, conseguiu, em escassas semanas e mercê da congregação dos esforços dos ministérios envolvidos, lançar mãos a uma solução condigna, que lhe enaltece a eficácia.

José d’Encarnação


05 julho, 2008

Audiência, moção e anúncios

O Professor José d’Encarnação, a Dr.ª Maria José Almeida (APA) e o Dr. José Arnaud (AAP) foram no passado dia 3 de Julho recebidos em audiência pelo Chefe de Gabinete do Ministro da Cultura.

O primeiro, como signatário e co-autor da petição relativa ao futuro incerto da Biblioteca de Arqueologia, Arquivo e Publicações do ex-IPA, entregou formalmente o texto dirigido ao Senhor Ministro, acompanhado pelas cerca de 1400 assinaturas de apoio já recolhidas.

Durante a audiência, os presentes foram informados da preocupação do Ministério com a mudança de instalações, para as quais ainda não foi encontrada uma solução alternativa, até porque não é a entidade promotora da construção do novo Museu dos Coches.

Decorreu também no mesmo dia a assembleia geral da Associação dos Arqueólogos Portugueses, onde foi aprovada por unanimidade uma moção dirigida ao Ministro da Cultura. Esta, tendo por base os resultados negativos da reestruturação efectuada pelo PRACE e a caricata situação das instalações do ex-IPA, solicita que a tutela considere a criação de um organismo público ou unidade orgânica para a gestão do património arqueológico e de todas as vertentes ligadas à actividade arqueológica.

Encontra-se ainda em preparação uma apresentação da requalificação da frente ribeirinha e do projecto do novo Museu dos Coches. O evento mediático decorrerá na próxima semana nas instalações do ex-IPA, desconhecendo-se se o Ministro da Cultura participará no mesmo.

Dado o local escolhido para a ocasião, talvez não fiquem novamente esquecidas e sejam anunciadas as novas e condignas instalações para a Biblioteca, Arquivo, ex-CNANS e ex-CIPA.

Sem comentários: