Para uma solução condigna

Muito gostaríamos que este pudesse vir a ser apresentado, no futuro e mormente em época de eleições, como um caso de sucesso da actual governação.
Ou seja, que, apesar de não se ter preocupado devidamente e em tempo oportuno, com a solução a dar ao que provisoriamente ali ficara instalado, conseguiu, em escassas semanas e mercê da congregação dos esforços dos ministérios envolvidos, lançar mãos a uma solução condigna, que lhe enaltece a eficácia.

José d’Encarnação


27 junho, 2008

Agradecimento


Exmo. Sr. Deputado

Dr. José Moura Soeiro

Na minha qualidade de arqueólogo e de primeiro signatário e co-autor da petição respeitante ao previsível fim da biblioteca, arquivo e publicações do ex-Instituto Português de Arqueologia, venho agradecer-lhe todo o empenho que entendeu demonstrar, ao ter inquirido o Sr. Ministro da Cultura no passado dia 16 de Junho sobre este assunto, que a comunidade arqueológica nacional não pode deixar de considerar de extrema gravidade.

Além da questão relativa às instalações, não é de somenos importância o futuro, que se adivinha incerto, da "Revista Portuguesa de Arqueologia" e da série monográfica "Trabalhos de Arqueologia", respectivamente com 19 e 41 volumes publicados desde 1998 pelo ex-Instituto Português de Arqueologia, que intempestivamente foi alvo de lamentável extinção. Estas publicações tornaram-se fundamentais para o enriquecimento da biblioteca através do estabelecimento de permutas com instituições congéneres, tanto mais que a verba anual para a aquisição de livros, que, no IPA, era na ordem das dezenas de milhar de euros, foi, com o IGESPAR, simplesmente anulada.

Aproveito esta oportunidade para sugerir/solicitar a V.Ex.ª que se digne visitar as instalações do ex-IPA, espaço por enquanto ainda aberto ao público, a fim de tomar conhecimento in loco das reais dimensões do dislate que se avizinha. De resto, não seria a primeira vez que um Deputado do Bloco de Esquerda se deslocaria àquelas instalações, tendo os meus colegas do ex-IPA contado há alguns anos com a presença solidária da Sra. Deputada Alda Macedo.

Caso obtenha algum tipo de resposta do Sr. Ministro, a comunidade arqueológica e o país serão gratos por isso.

Renovando os meus agradecimentos pelo interesse manifestado por esta causa, apresento a V. Ex.ª os meus melhores cumprimentos.

26 de Junho de 2008

José d’Encarnação


Sem comentários: