Para uma solução condigna

Muito gostaríamos que este pudesse vir a ser apresentado, no futuro e mormente em época de eleições, como um caso de sucesso da actual governação.
Ou seja, que, apesar de não se ter preocupado devidamente e em tempo oportuno, com a solução a dar ao que provisoriamente ali ficara instalado, conseguiu, em escassas semanas e mercê da congregação dos esforços dos ministérios envolvidos, lançar mãos a uma solução condigna, que lhe enaltece a eficácia.

José d’Encarnação


14 junho, 2008

Alguns e não poucos comentários

Apresenta-se, cronologicamente, uma selecção lata de comentários da petição que decorre online (http://www.petitiononline.com/biblipa/petition.html), com as ideias fortes que alguns signatários resolveram partilhar com todos.

«O "Destino incerto para a Biblioteca, Arquivo e Publicações do ex-IPA" é reflexo da incerteza de futuro para a investigação nacional. Que esta petição sirva de protesto contra a leviandade das decisões governamentais, e se torne num manifesto pesado a favor das boas obras.»

João Araújo Gomes, Arqueólogo

«Como estudante na licenciatura de Arqueologia (FCSH-UNL), subscrevo as preocupações deste abaixo-assinado. É necessário preservar este grande arquivo de informação, que é de grande ajuda para quem se está a formar nesta especialidade, e para a comunidade arqueológica em geral.»

Alexandre Richardson Fernandes, Estudante

«No Egipto, as bibliotecas eram chamadas ''Tesouro dos remédios da alma''. De facto é nelas que se cura a ignorância, a mais perigosa das enfermidades e a origem de todas as outras. (Jacques Bénigne Bossuet [1627-1704])»

Hélder Teixeira, Estudante

«Que não saia do país! E não se desmembre!»

André Afonso Pereira, Arqueólogo

«Aqui do Brasil, somos solidários aos colegas portugueses pela conservação de todo acervo da biblioteca e sua manutenção.»

Moacir Elias Santos, Arqueólogo

«À biblioteca não é necessário fazer um contrato de avença, Sr. Ministro, basta acomodá-la num local condigno e permitir que cresça e seja fruída. Não estrangule a cultura em Portugal!»

Fernando Dias, Técnico de Museografia Arqueológica

«Once something like this is closed, it is usually hard (next to impossible) to reopen.»

Geoff Carver, Archaeologist

«Me adhiero a la petición mis colegas portugueses sobre la pervivencia de la extraordinaria Biblioteca de Arqueología. Como investigadora que he estado en Portugal con una Beca de la Fundación Calouste Gulbenkian para recoger documentación y analizar materiales para mi Tesis Doctoral, siento profundamente que por razones espúreas a las meramente científicas se pueda destruir un patrimonio que ha hecho de Portugal un punto de mira inexcusable para los investigadores europeos, y de manera muy especial, para los de España.»

Milagros Cavada Nieto, Profesora Titular de Historia Antigua

«La actividad bibliográfica del extinto IPA ha sido ejemplar, y fundamental para un mejor conocimiento de la Península Ibérica en la Antigüedad. Esperamos que se vele por su continuidad, así como por una digna sede para su Biblioteca.»

Alicia M. Canto, Profª Titular de Arqueología (Univ.Autónoma de Madrid)

«Rien ne peut se substituer à une bibliothèque.»

Patrick Le Roux, Professor Catedrático, Paris

«Fechar bibliotecas não é uma boa ideia.»

Juan José Alonso Braña, Arqueólogo

«These are sad times for archaeology in the Iberian Peninsula

Simon JM Davis, Zooarchaeologist

«Trata-se de uma biblioteca indispensável para o estudo da arqueologia em Portugal.»

Marc Mayer Olive, Prof. Catedrático da Universidade de Barcelona

«O encerramento desta biblioteca, constituiria mais um rude golpe na Arqueologia portuguesa, pelo que é indispensável assegurar a manutenção da sua integridade, a sua reinstalação urgente e reabertura ao público noutro local, pois de outro modo corre-se o risco de a mesma sair do país, por incumprimento das condições da cedência do seu núcleo inicial pelo Estado Alemão!»

José Morais Arnaud, Arqueólogo, Presidente da Direcção da Associação dos Arqueólogos Portugueses

«Archaeological research requires long-term access to these archives, material which is central to understanding Portugal's past.»

Steve Roskams, Senior Lecturer, University of York

«O encerramento da única biblioteca minimamente decente de Lisboa reforçará a centralidade de Madrid, onde nos teremos que deslocar para termos acessos a documentação necessária. Enfim, menos mal, que o gasóleo lá é mais barato...»

Rui Mataloto, Arqueólogo

«Não nos tirem os meios de aprender para poder ensinar.»

José Ricardo Hernandez Loureiro, Professor

«Cerrar una biblioteca es como desecar un río»

Juan Santos Yanguas, Catedrático Hª Antigua

«A sina do destino incerto propaga-se como mancha de óleo a muitos sectores do património. Hoje uma biblioteca, amanhã um Centro de Investigação (CIPA), depois um espaço magnífico onde poderiam ficar reunidos todos os serviços relacionados com a gestão do património e que hoje se encontram espalhados pela cidade, criando todos os dias enormes inconvenientes (e gastos também). Para quê? Para um Mega Museu, um Mega projecto quando os Museus já existentes precisam urgentemente de investimentos… Sim, um novo Museu dos Coches seria interessante mas nunca agora nesta conjuntura, é uma questão de bom senso.»

Maria Ramalho, Arqueóloga

«All of my dissertation research is to be carried out here. Portugal is just becoming an important area for Western Archaeology and reports are hard to access and spread throughout diverse and inaccessible sources - PLEASE do not close this library!!!! You will set Portuguese archaeology back decades.»

Katherine Marino, Student & Archaeologist

«Uma biblioteca é uma consciência. Defendê-la é defender a consciência, a ciência, a cultura e o saber e identidade de um povo, de um país de uma comunidade, mesmo que seja de nações.»

José Domingos, Jornalista - investigador e escritor

«É o único local do país onde se encontram os registos e relatórios da actividade arqueológica nacional após 1974. Muitos destes trabalhos ainda nunca foram publicados pelo que esta biblioteca do ex- IPA é em si de valor inestimável como local que alberga património "arqueológico" único.»

Maria de Jesus Sanches, Prof. Faculdade de Letras Porto

«A biblioteca do ex-IPA foi essencial para a elaboração da tese de mestrado que fiz, já que tinha livros que não estavam em outras bibliotecas.»

Susana Santos, Professora

«Não ao desinvestimento na Arqueologia Portuguesa»

Cátia Santos, Arqueóloga

«This valuable collection must be preserved and accessible to researchers.»

Robert Oldham, Archaeology Researcher

«É incrível o ponto a que as coisas chegaram!»

Mariana Nabais, Estudante

«Um Ministro da Cultura, sendo pessoa culta, tem de distinguir um novo Museu dos Coches da anterior Biblioteca do ex-IPA e de preservar esta, não alinhando nesta nova política de "obras públicas"...»

António Muñoz, PhD Arq UTL

«Devem providenciar um outro espaço imediatamente e em simultâneo com qualquer situação que esteja a ser equacionada ou já delineada.»

Rui Manuel Gaspar Cortes Guerreiro, Arqueólogo / Secretário de Vereação

«Acredito que seja possível encontrar uma solução para que a biblioteca continue a estar aberta ao público mesmo que noutras instalações.»

Mila Simões de Abreu, Docente universitária UTAD, investigadora

«…Los sacrilegios nunca tienen palabras que los definan…»

Rocio Alvaro Sanchez, Historiadora

«Aunque las circunstancias económicas no sean favorables, la cultura es lo primero para un país democrático, y destruir lo ya creado inútil y poco democrático.»

Rodrigo de Balbín Behrmann, Catedratico de Universidad

«It is very difficult to track down Portuguese publications abroad and this is a valuable resource for visiting archaeologists in Portugal

Prof. Ariane Burke, University of Montreal

«Las bibliotecas siempre serán una inversión de la humanidad y debe protegrese.»

Eduardo Corona-M, Arqueozoologo, INAH-Morelos, México

«I have made great use of the collection, do not let this happen»

Alberto Ferreiro, Research Professor, Seattle Pacific University

«Was ist das? Leider.»

Fernando Gonçalves

«La preservación de las bibliotecas especializadas es un deber de los Estados en vistas de garantizar el acceso al conocimiento y al patrimonio cultural a sus poblaciones.»

Marcelo Ulloque, Profesor de Historia de Grecia y de Roma en la Universidad Nacional de Rosario y en el Instituto Superior del Profesorado N° 5 Anexo Carcarañá (ARGENTINA)

«Alexandria Administrativa???»

Rui Manuel da Silva Rodrigues Ferreira, T. Prof. de Museografia

«Pela urgente reformulação da actual orgânica do Ministério da Cultura na área do Património.»

Paulo Pereira, Professor Universitário

«I have taught archaeology in Portugal under the European ERASMUS scheme. Archaeology in your country is thriving. SAVE this library!»

Anthony Legge, Professor of Archaeology

«This library is indispensable for the research on the archaeology of Portugal. I have used it many times and have benefited from its books and journals, some not found in other Universities, not even Oxford

Priscilla Lange, Archaeozoologist

«Esta biblioteca é absolutamente fundamental para todo o trabalho arqueológico.»

Maria Inês Correia de Barros Vaz Pinto, Arqueóloga

«Infelizmente o acesso à educação neste país está cada vez mais inacessível. Até as bibliotecas que segundo o manifesto da Unesco são para todos já fecham sem se pensar duas vezes, é de lamentar.»

Maria Armanda Teixeira, Técnica de Biblioteca e Documentação

«A Biblioteca e a Rev. Port. Arqueologia são instrumentos imprescindíveis para a investigação actual e para a sua promoção.»

Cândido Marciano da Silva, Professor Ap. Univ. Nova de Lisboa

«O museu dos Coches não é nenhuma prioridade! Está bem instalado, num edifício que dele faz parte. Há necessidades mais prementes na política museológica!!!! A ampliação do Museu Nacional de Arqueologia, por ex....»

Raquel Henriques da Silva, Prof. Universitária

«Desde España son muchos los colegas que utilizan este servicio de documentación.»

Juan Aurelio Pérez Macias, Profesor Titular de Arqueología

«As a scholar with ties to Portugal I find this situation of great concern and I urge you to do whatever is possible to keep these materials accessible to scholars and researchers.»

Dr. Kelly Wacker, Associate Professor of Art History

«A questão em apreço é de relevância nacional. Não podemos pactuar com retrocessos culturais e civilizacionais. Esperamos que se encontre uma solução que garanta a viabilidade deste património.»

ADERAV, Associação para o Estudo e Defesa do Património Natural e Cultural da Região de Aveiro

«De lamentar que a sociedade civil tenha de recorrer a estes mecanismos para tentar a salvaguarda, óbvia de raiz, de semelhante património. O que andará nas cabeças dos senhores que, em última instância, são pagos para fazerem esse trabalho??»

Marisa Costa, Bolseira de investigação

«É nestas ocasiões que nos lembramos de Fahrenheit 451 (Ray Bradbury/François Truffaut). Vamos apelar aos bombeiros para apenas apagar fogos? ou cada arqueólogo vai ter de decorar uma obra da disciplina? Não: protestemos!»

Miguel Sousa Ferreira, Antropólogo

«Durante gerações construiu-se uma cultura patrimonial que estava a atingir um nível muito elevado e a aproximar-se da Europa, como foi o caso desta Biblioteca entre outros casos graves, nomeadamente a conservação de imóveis e a sua salvaguarda. No momento actual Portugal está a regredir na política patrimonial e a aproximar-se dos níveis muito elementares que eram normais nos meados do século XIX.»

Jorge Manuel Raimundo Custódio, Assessor Principal/Investigador

«This library is a very important resource for archaeologists working in Portugal or with Portuguese collections, and it should be made as readily available as possible to qualified researchers.»

Mary Lucas Powell, Ph.D., Bioarchaeologist

«Numa altura de crise em todos os sectores da sociedade, não entendo o enorme gasto de dinheiro no novo Museu dos Coches, tanto mais que, nos últimos anos, foram gastos muitos milhares de euros na requalificação da área onde se encontra a biblioteca e outros edifícios de serviços do extinto IPA. Já agora pergunto: Se há dinheiro para o novo Museu dos Coches, para quando as obras no Museu Nacional de Arqueologia?»

Silvério Figueiredo, Prof. Ensino Sup. / Arqueólogo


Sem comentários: